Notícias

SEMANA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

SEMANA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

No dia 05 de agosto é comemorado o dia da Vigilância Sanitária.
A Secretaria de Saúde do Município de Nova Laranjeiras , por meio da equipe da Vigilância Sanitária , desenvolveu algumas atividades desde a terça feira  dia 01 de Agosto  até a ultima sexta feira dia 04 de agosto.
 Durante as ações a Vigilância divulgou a data comemorativa , realizou ações educativas no comercio e palestras com os alunos da rede Municipal.
Nos mercados a Vigilância realizou a orientação e fiscalização sobre a aplicação da Resolução SESA no 748/2014, que trata da rotulagem dos produtos hortícolas in natura, sendo que todo estabelecimento que comercialize tais produtos, terá que fornecer na banca de exposição, as informações mínimas de rastreamento de onde é produzido e por quem são produzidos os vegetais.
Possivelmente no futuro será realizado um programa de monitoramento da qualidade e segurança por meio de amostragem.
Com os alunos do 5º ano da Escola Ely Antônio Nardello, foi divulgado as ações realizadas pelo Departamento de Vigilância Sanitária, entre elas algumas  na área de alimentos, inspeções nos locais de produção (panificadoras, restaurantes) e  verificação de temperatura e validade (nos comércios como mercados, açougues, nas escolas e no caminhão do Programa Leite Das Crianças) foi realizado análise de amostras de água da área rural e urbana, para consumo Humano no Programa VIGIAGUA , foi também  realizado atendimento de denúncias e reclamações de infrações descritas no Código Sanitário, manejo de animais peçonhentos ,  emissões de laudos e termos técnicos , atividades educativas , fiscalização de rotulagem e procedência, entre outras atividades de prevenção e promoção da saúde.
Na mesma palestra foi abordada a consciência ambiental quanto à destinação correta do lixo. Têm acontecido muitos casos de descarte de lixo em local inapropriado, inclusive próximo a cursos d’água como rios, como o da captação para abastecimento.
A atividade educativa na escola visa gerar cidadãos com pensamento ecológico e de sustentabilidade que preserva o meio ambiente e logo, a saúde pública.

04/08/2017