Notícias

Nova Laranjeiras recebe o projeto Container Cultural

Nova Laranjeiras recebe o projeto Container Cultural

 No próximo dia 04 de outubro a população de Nova Laranjeiras recebe o projeto Container Cultural. Teatro, livros, formação e sensibilização para a cultura estarão disponíveis aos moradores do município. O projeto está percorrendo uma rota que vai do Litoral ao Oeste do estado, passando por onze municípios, beneficiando outros seis indiretamente. Em Nova Laranjeiras o Container será instalado em frente ao Ginásio de Esportes Passarin e contará com a apresentação do espetáculo "Entre Tangos e Fandangos", escrito por Joanita Ramos e dirigido por Mauro Zanatta, às 20h. A entrada é gratuita. O projeto é aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/Profice e incentivado pela Copel Distribuidora e Havan.

A transformação de um container descartado numa espécie de espaço cultural itinerante foi ideia da arquiteta Paola Burkot para atender ao propósito do Projeto, fazer a arte chegar a pequenos municípios onde geralmente há  pouca oferta de infraestrutura e programação cultural. A intenção não é apenas levar o espetáculo, mas também um novo conceito, ou seja, a possibilidade de uso do container como espaço cultural alternativo, inclusive para atender a áreas rurais. Para Joanita Ramos e Paola Burkot, as idealizadoras do projeto, "o direito das populações das cidades pequenas à fruição e vivência da arte" é a grande causa do Container Cultural.

 O espetáculo

 Os atores Richard Rebelo e Adriana Samaan, e os músicos Beto Collaço e Daniel Farah vão apresentar um espetáculo concebido em  linguagem adequada para teatro de rua, referenciada na Comédia Dell'Arte. A peça trata da identidade cultural e também de uma imensa "fome" – inclusive de arte, cuidado e amor – a partir da conflituosa relação entre um brasileiro que não se reconhece como sulamericano e uma estrangeira com sotaque espanhol, que não sabe onde nasceu. Após perderem o navio para a Argentina, os dois decidem percorrer a pé o caminho até o país vizinho, enquanto procuram criar um número artístico que possa lhes garantir a sobrevivência.

 O espetáculo, permeado por dança e música ao vivo, não inova apenas no container que vira palco. Nele o iluminador Beto Bruel vai ousar fazer sua primeira criação com led. Segundo Bruel, essa alternativa tem tudo a ver com a proposta de sustentabilidade do Container. A peça  é apenas uma das ações que fazem parte do Projeto Container Cultural.

 Outras ações

Com o objetivo de levar "Arte em Todo Lugar" a equipe do projeto, com direção de produção de Diego Marchioro, vai atuar em diversas iniciativas pautadas na ideia de que as populações pouco numerosas dos municípios paranaenses também merecem e podem ter acesso a atividades artísticas. Além do espetáculo "Entre Tangos e Fandangos", o Container vai realizar outras ações. Uma elas é a doação de livros de literatura e arte para a população dos municípios.

Os gestores do Projeto também estão em contato com lideranças e empresários do eixo Mercosul a fim de chamar a atenção para a necessidade de suprir as cidades com menor densidade populacional com uma programação cultural de qualidade. O projeto procura estimular iniciativas locais na área das artes e um melhor aproveitamento de recursos públicos nessa área, com a orientação a pessoas do município que desejam se tornar multiplicadores de cultura. Estudantes bolsistas terão a chance de participar da montagem do evento em cada cidade, sendo orientados pelos profissionais do Projeto. O container-palco também poderá ser usado pelos artistas locais para apresentações no dia em que estiver na cidade.  A arquiteta Paola Burkot vai disponibilizar o projeto arquitetônico do container-palco para a utilização pelas prefeituras das cidades parceiras. Interessados também terão a oportunidade de discutir com a arquiteta como transformar containers em espaços culturais sustentáveis e mais econômicos que a construção convencional.

 Serviço:

Container Cultural/Nova Laranjeiras

Data: 04.10.17

Às  20h

Em frente ao Ginásio de Esportes Passarin

Entrada franca

28/09/2017