1990
Ano de Fundação
11.241
Habitantes
1.210 km²
Área Territorial
0,644
IDH Municipal
Nossa História
Conheça a trajetória de Nova Laranjeiras desde sua fundação
Primeiras Construções
A história registra que a primeira construção foi um hotel, hospedagem dos mascates e motoristas que transportavam madeira para a construção da ponte que liga o Brasil ao Paraguai. O Sr. João Karpinski era o dono deste primeiro hotel e também primeiro comerciante do Rio das Cobras. Neste mesmo ano, começaram a se deslocar as famílias do norte do Rio Grande do Sul, principalmente de origem italiana, para esta localidade. O primeiro a adquirir terras foi o Sr. Avelino Badotti.
Desenvolvimento Agrícola
A maior produção da década de 50, na região, foi o trigo que além da cultura de subsistência era o mais comercializado. Também na época era plantado milho, arroz e feijão como cultura de subsistência. Os novos povoados traziam, quase sempre, alguns recursos pecuniários para sua instalação, plantavam cereais, criavam suínos e gado. O cultivo era feito em pequenas áreas pela própria família.
Primeira Indústria
A primeira indústria foi de propriedade do Sr. Avelino Badotti e Virgílio Macarini, construída para o aproveitamento da araucária e madeiras de lei derrubadas para o plantio. A falta de mão-de-obra para prestar trabalhos na indústria fez com que viessem para Nova Laranjeiras (Rio das Cobras) os primeiros operários.
Criação do Distrito
Pela Lei nº 4556 foi criado o Distrito de Nova Laranjeiras, sendo um Distrito Administrativo e Judiciário de Vila Nova Laranjeiras. Na mesma data foi criado o Cartório, na Gestão do Prefeito Municipal Alcindo Natel de Camargo, sendo o primeiro Cartório Ely Antonio Nardello.
Chegada da Energia Elétrica
A Copel inaugurou a primeira rede elétrica fazendo gerar motores da indústria Ceú Azul Madeiras, dando assim um grande impulso no progresso e bem estar social da então Vila Nova Laranjeiras. A partir daí, a Copel criou um programa de crescimento no sentido de levar energia, também, para o homem do campo evitando o êxodo rural da nossa população.
Emancipação Municipal
Pela Lei nº 9249 e alterada a redação do artigo 1 desta Lei nº 9478 fica criado o Município de Nova Laranjeiras com território desmembrado do Município Laranjeiras do Sul. Este foi o marco mais importante da história do município, conquistando sua autonomia administrativa e política.
Instalação do Município
A instalação do Município foi realizada no dia 1º de janeiro de 1993. Daí em diante Nova Laranjeiras passou a apresentar um grande desenvolvimento diante da região. Sua população acreditando no seu Município passou a investir na sua agroindustrialização, educação e agricultura.
Superação e Reconstrução
O Município sofreu as consequências de um forte vendaval que arrasou a cidade, resultando em estado de calamidade pública conforme Decreto nº 078/97. O Município teve seus quadros urbano e rural destruídos, com um total de 200 residências destruídas, além dos pontos comerciais e órgãos públicos. Mas a força e união do povo permitiram a reconstrução e o progresso continuado.
Quer conhecer mais sobre Nova Laranjeiras?
Explore nossos dados municipais, símbolos oficiais e galeria de prefeitos.