Prefeitos e Vereadores se unem em prol da redução na Tarifa de Pedágio na praça de laranjeiras do Sul

Na Manha desta segunda feira 11 setembro 2017, aconteceu à primeira reunião envolvendo o Prefeito de Nova Laranjeiras Lineu Gomes, o Prefeito de Espigão Alto do Iguaçu Hilário Czechowski e o Prefeito de Laranjeiras do Sul Berto Silva, Além de Vereadores e Secretários dos Municípios de Nova Laranjeiras e Espigão Alto do Iguaçu.
No gabinete do Prefeito Lineu Gomes, a reunião teve como objetivo o lançamento da proposta de redução nas tarifas de pedágio na praça de pedágio no Município de Laranjeiras do Sul.
Proposta esta que será encaminhada para a empresa Ecocataratas que é a responsável pela manutenção e exploração do Pedágio na BR 277.
Os representantes dos três Municípios participaram, pois o interesse é de todos.
Sendo que a justificativa é que Moradores dos Municípios de Nova Laranjeiras e Espigão Alto do Iguaçu tem a necessidade de se deslocarem até Laranjeiras do Sul para realizar inúmeros negócios e trabalhos, inclusive utilização de bancos, INSS, Receita Federal e Estadual, Medicina, Educação e outros afazeres. Pois a distancia entre estes Municípios e Laranjeiras do Sul é pequena, ou seja, para os moradores de Espigão Alto do Iguaçu se dirigirem até Laranjeiras do Sul, eles utilizam aproximadamente 20 km da BR 277, já os Moradores de Nova Laranjeiras tem um distancia aproximada de 17 km.
No entanto, Moradores de Laranjeiras do Sul precisam se deslocar para o Município de Nova Laranjeiras, espigão alto do Iguaçu para trabalhos e outras ações diárias, esta seria a justificativa cabível para a solicitação da redução na cobrança das tarifas de pedágio.
O Prefeito Lineu Gomes disse que a ideia é Marcar uma reunião com diretores da Ecocataratas, empresa responsável pela manutenção da rodovia e cobrança do pedágio nesta praça, explicar as razoes e solicitar a redução de valores praticados, pois não é correto trabalhadores todos os dias precisarem pagar um valor alto para utilizar tão pouco a Rodovia, caso não seja atendida a solicitação a saída será a reabertura da antiga estrada da estratégica que liga o Município de Nova Laranjeiras a Laranjeiras do Sul, criando esta alternativa os usuários poderão se deslocar todos os dias para Laranjeiras do Sul sem a necessidade de arcar com uma despesa tão alta deixando de pagar a tarifa que hoje somente para veículo de passeio o valor cobrado é de R$ 12,20 (doze reais e vinte centavos).
A Intenção é que sejamos ouvidos e que os valores sejam reduzidos, pois não temos interesse em arrumar nenhum tipo de desavença com a empresa do pedágio, mas queremos garantir também que nossos cidadãos tenham o direito de pagar menos e usufruir dos serviços oferecidos pela empresa, como já acontece em outros Municípios do Paraná e em outros estados.
O Prefeito Berto Silva disse que abraça a causa, pois percebe que realmente os valores cobrados são abusivos para quem percorre no máximo 20 quilômetros de rodovias como é o caso dos Moradores do Município de Espigão Alto do Iguaçu, e que todos tem o direito a tarifas menores.
Para o Prefeito Hilário, de Espigão Alto, esta união garante que a população poderá utilizar a rodovia pagando o valor justo, e se houver a concordância por parte da empresa mantenedora da exploração da Rodovia, todos saem ganhando, pois caso a proposta seja aceita não será necessário reabrir a estrada antiga.

11/09/2017