Secretaria Municipal de Agropecuária Desenvolve Projeto de conscientização sobre o dia da árvore

Na semana da árvore, 18 a 22 setembros de 2017.
Os Técnicos da Secretaria de Agropecuária, meio ambiente, Indústria e Comércio em conjunto com a Secretaria de Educação do Município de Nova Laranjeiras.

Desenvolveram um projeto com o objetivo de promover uma melhor percepção do meio ambiente aos nossos alunos e possibilitando uma reflexão individual e coletiva das questões socioambientais, tais como desmatamento, queimadas e destruição das árvores.

Este projeto abrangeu toda a comunidade escolar municipal de Nova Laranjeiras, com palestras, passeios ecológicos e plantio de mudas nativas.
Envolvendo as escolas municipais Dom Manoel koener, Pedro Viriato, Érico Veríssimo, Francisco Manoel, José Mauro, Osvaldino A. da Silva, Cmei Vereador Leonildo Galvão, Ely Antônio Nardello, Cmei Padre Giuliano Sincini e Arnoldo Gomes de Salles.

A participação foi efetiva da comunidade escolar, 920 alunos, professores, pais contando também com o apoio da Casa Familiar Rural que nos cedeu o espaço para um piquenique  e passeio ecológico, onde também houve plantio de mudas no local em uma mata preservada.

Ao todo foram distribuídas 1500 mudas nativas frutíferas, sendo cerejeiras, pitanga e goiaba, essas árvores são importantes porque são fontes de alimentos para animais e o próprio ser humano, fornece sombra, amenização de temperatura, realizam a fotossíntese, liberação de oxigênio, diminuem os danos do gás de efeito estufa (Co2), controle de erosão,  quebra ventos, etc..

Através desse projeto busca-se uma integração entre o ser humano e a natureza criando cidadãos atentos ao mal que estamos fazendo com a biodiversidade local e mundial e mudança de comportamento para que nosso município seja um local de melhor de se viver, com progresso e respeito ao meio ambiente.

25/09/2017