Secretaria de Saúde de Nova Laranjeiras oferece serviço de Fisioterapia a População

A fisioterapia tem papel primordial frente à nova realidade em saúde pública, pois executa ações de integralidade em todas as fases da vida agindo nas questões de atenção primaria na prevenção e promoção de saúde.
Em Nova Laranjeiras, com objetivo de abordar a organização das ações da fisioterapeuta do NASF, foi criado um fluxo de triagens realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde a partir dos encaminhamentos médicos ao serviço de fisioterapia, que são oferecidos gratuitamente no Município.
Como o município não conta com um centro de reabilitação, para a realização do trabalho, o local utilizado é um espaço junto ao Centro Municipal de Saúde (Pronto Atendimento).
O município conta ainda com duas fisioterapeutas, sendo que a Carolina realiza os trabalhos diretamente na clinica Municipal e a Fisioterapeuta Juliana faz o trabalho de atendimento Domiciliar, e Terapia em Grupo.
Nos últimos meses tivemos uma fila de espera de 48 pacientes que necessitavam de fisioterapia, sendo que com divisão dos trabalhos desenvolvidos pelas duas profissionais, esta fila foi reduzida e até o dia 20 de dezembro o objetivo é atender a todos.
a Fisioterapeuta Juliana além de atender nas residências de pacientes com maior dificuldade de locomoção, também atende a grupos de Idosos, Gestantes, Obesos e hipertensos, com atividades voltadas a fisioterapia, e exercícios, garantindo a melhoria na qualidade de vida de cada um.
Já na clinica de fisioterapia que fica junto ao Centro Municipal de Saúde (Pronto Atendimento), a fisioterapeuta Carolina atende a todos os pacientes que tem recomendações para realizar os exercícios de fisioterapia, sendo assim a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, garante o atendimento a todos.
A fim de aperfeiçoar o serviço e reduzir o tempo nas filas de espera, a Secretaria de Saúde realiza triagens em todos os pacientes encaminhados para o serviço de fisioterapia do município, avaliando as condições clínicas do paciente, realizando testes de força, testes cognitivos. As triagens acontecem duas vezes por semana na unidade de atendimento NASF, assim os pacientes que são encaminhados à clínica retiram a requisição uma vez no mês que são liberadas 8 sessões por paciente, então são encaminhados às clinicas conforme necessidade eminente pós-operatórios imediata, acidente vascular encefálico, atrasa em desenvolvimento neuroevolutivo, sequelas neuromedulares e câncer.
As sessões realizadas pela fisioterapeuta do município acontecem no Centro de Saúde e são
compostas por sessões de exercícios funcionais, ou de acordo com recomendação medica. Sendo assim, os pacientes atendidos neste setor têm condições clínica e cognitivas de realizar os exercícios sendo orientados, observados e avaliados sessão-a-sessão pela fisioterapeuta e ao término das sessões são reencaminhados ao ortopedista a fim de concluir o cuidado, visto que a fisioterapia e uma parte do tratamento proposto pelo médico para alivio e reabilitação dos sintomas.

Os grupos de atendimento são realizados três vez por semana

29/11/2017