Notícias

Dia D da campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite acontece neste sábado dia 18 de agosto

É recomendável levar a carteira de vacinação

Dia D da campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite acontece neste sábado dia 18 de agosto

O Dia da Campanha Nacional da Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo acontece neste sábado (18), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município de Nova Laranjeiras, Com brincadeiras, presença de palhaços, e também do Zé gotinha.
Os locais estarão abertos das 8:00h  às 11:30h e das 13:00h as 17:00h, exclusivamente em função desta ação, que é voltada às crianças de 12 meses a menos de cinco anos de idade, incluindo as que foram imunizadas anteriormente.

A campanha, que começou no dia 6 de agosto, acontece até o dia 31 em todo o país.
Em Nova Laranjeiras, além da programação especial para o Dia D, as vacinas estão disponíveis de segunda à sexta-feira, em horário comercial, em todas as Unidades de Saúde do Município.
É preciso apresentar um documento de identificação e é recomendável levar a carteira de vacinação.

O objetivo da campanha no Município é manter a cobertura alta das vacinas e minimizar o risco de reintrodução das doenças.
A meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde é de 95% de cobertura, sendo que em Nova Laranjeiras a cobertura da vacina tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) é de 95,8% e contra a poliomielite de 92,9%.

Doses para os adultos

Os adultos que não foram vacinados na infância contra a doença podem procurar os postos de saúde para se imunizar, de segunda a sexta-feira, no horário comercial.
No caso do sarampo, a recomendação é que as pessoas com até 29 anos de idade tenham na carteira de vacinação o registro de duas doses da vacina tríplice viral durante a vida, Já quem tem entre 30 e 49 anos deve ter, ao menos, uma dose da vacina tríplice viral durante a vida.
Se a pessoa não tiver tomado as doses recomendadas, ou não lembrar se tomou, a orientação é procurar uma unidade de saúde durante a semana.

16/08/2018