Agroindústrias de Nova Laranjeiras aparecem como referência para outros municípios

Uma iniciativa que surgiu da parceria entre a Emater e a Prefeitura Municipal começa a gerar frutos.

Quando o produtor rural decide que quer abrir uma agroindústria procura o escritório da Emater, onde o profissional lhe orienta sobre as necessidades técnicas mínimas para a atividade, assim seu nome é inserido na lista de interessados para as capacitações coletivas como, por exemplo, boas práticas de produção e tratamento de água com clorador. Além da proteção de fonte e montagem do clorador. Uma vez capacitado o produtor começa a execução.

O Departamento de Vigilância Sanitária realiza mensalmente dez coletas de amostra de água de consumo humano para análise de qualidade, sempre que possível inclui as agroindústrias, uma vez que a agua utilizada na produção e a mesma consumida pela família. Além disso, também faz a inspeção técnica no ambiente de produção, principalmente se for panificados ou minimamente processados para a obtenção do Alvará Sanitário.
Produtos de Origem Animal (POA) cabe ao SIM (Serviço de Inspeção Municipal) a parte da produção e a Vigilância Sanitária cabe à verificação da qualidade da água, saúde do trabalhador e controle de vetores.

Quanto aos cloradores a Prefeitura Municipal de Nova Laranjeiras  ajudou com parte do material, e a Emater auxiliou a montagem, assim como a proteção de fonte.

O Veterinário da Emater Eduardo Silva e o Biólogo Álvaro de Oliveira Branco do Departamento de Vigilância Sanitária municipal acompanharam, na ultima segunda-feira (18), uma excursão com 20 produtores do Município de Marquinho, que estiveram visitando o Município de Nova Laranjeiras, com o intuito de conhecer algumas das agroindústrias que já estão formalizadas, para que as iniciativas sirvam de inspiração e alternativas para os produtores.

As agroindústrias visitadas na ocasião foram:

• Belo Sabor, produtos panificados da Sra. Vilma Olkoski, localizada na comunidade Rio Bananas.
  • Queijos Serra Grande, do Sr. Oscar Chusca, localizada na comunidade Rio Tavinho (Rio Bananas).
  • Linguiças Cascata, do Sr. José Juraski, localizada na comunidade Santo Antônio.

Os visitantes saíram satisfeitos com que viram, pois encontraram alternativas que permitem as estruturas estarem dentro das normas sanitárias e com baixo custo, como por exemplo, a porta com telinha armação de canos de PVC, o clorador também de PVC, o fogão com a boca voltada para fora evitando manuseio de lenha dentro da produção entre outros. Além disso, a qualidade e a higiene dos produtos e ambientes chamou a atenção, sendo que os produtores foram parabenizados pela dedicação.

22/03/2019