Palestras e debates marcaram 12ª Conferência Municipal de Assistência Social em Nova Laranjeiras

Palestras e debates marcaram 12ª Conferência Municipal de Assistência Social

Representantes da comunidade Novalaranjeirense em geral , participaram da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social para discutir o tema “Direito do povo com financiamento público e participação social”. O evento foi realizado na sexta feira 09 de agosto de 2019 , no Clube do Idoso de Nova Laranjeiras .

A Conferência é uma realização da Prefeitura Municipal , através da Secretaria de Assistência Social.

O evento teve como objetivo analisar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.

Para refletir sobre esse tema, a conferência se organizou em três eixos: Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado; Política Pública tem que ter financiamento público; A participação popular garante a democracia e o controle da sociedade .

Para o Secretario de Assistência Social , Francisco Fernandes . “Este é um espaço privilegiado para o exercício da cidadania, para o debate dos projetos e a construção da democracia, onde é possível avaliarmos a nossa realidade e propormos mudanças e novas ações. A participação de todos os atores envolvidos é importante para o sucesso nos avanços da política de assistência social no município”, afirma o Secretário .

“Esses espaços fortalecem a participação social e são momentos importantes para o debate em torno das políticas públicas para conhecer as demandas da população de Nova Laranjeiras. Ouvir a população é a garantia da participação e de avanços nessas políticas públicas na assistência social. Além disso, em eventos como este é possível avaliar as ações até aqui realizadas, propor diretrizes e estratégias para avançar cada vez mais”, comentou A presidente da Comissão Organizadora , Thaila Andriola .

Ainda de acordo com Thaila , mesmo diante de todos os desafios enfrentados, o município tem avançado na qualidade da prestação dos serviços, programas, benefícios e projetos socioassistenciais, tendo o direito à assistência social como principal foco. “Nossa gestão prima pelo bem-estar e valorização dos nossos usuários, a fim de que se tornem protagonistas de suas histórias”, completa.

Programação incluiu diversas atividades – A Conferência foi aberta oficialmente as 9:00h e na seqüência , houve a leitura e aprovação do regimento interno logo apos uma palestra com a Professora Alzenir Sizanoski , e também algumas apresentações culturais .

Na parte da tarde foram realizados debates e trabalhos em grupo para a elaboração de propostas para o município, estado e União.  Após a reunião dos grupos, as propostas foram apresentadas em plenária para aprovação, e foi realizada também eleição de um delegado titular e um suplente , sendo representante de entidade, que representara o município de Nova Laranjeiras na XIII Conferência Estadual de Assistência Social que acontecerá dia 30 e 31 outubro em Curitiba.

09/08/2019

Mais Fotos