Secretaria de Saúde promoveu o primeiro encontro municipal de segurança do paciente e controle de infecção em serviços de saúde

Profissionais da saúde e gestores da rede municipal estiveram reunidos nesta terça-feira 03 de setembro de 2019 na ASPM de Nova Laranjeiras, para a abertura do “primeiro encontro municipal de segurança do paciente e controle de infecção em serviços de saúde”, organizado pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária municipal de Saúde Eroilda Alves de Oliveira, destacou a importância do aprofundamento de temas tão importantes como a segurança do paciente que acaba impactando diretamente na qualidade da assistência ofertada à população, embora o tema não esteja tão somente relacionado ao atendimento.

“É uma soma de fatores que acabam culminando na assistência, porém todas os aspectos devem ser observados, desde as condições estruturais ao atendimento em sí. É extremamente importante fomentarmos essa discussão uma vez que existe a responsabilidade de cumprirmos as normas e as exigências preconizadas, bem como os devidos protocolos sugeridos pelo próprio Ministério da Saúde”, diz Eroilda.

O Evento contou com a presença do palestrante enfermeiro Emanoel Severo de Curitiba que abordou mais profundamente um dos protocolos de segurança do paciente “protocolo de lavagens das mãos"

A Presidente do conselho de segurança do paciente Luana Meerth lembra ainda que Nova Laranjeiras vem assumindo uma posição importante no sentido de ampliar estas discussões, mérito este conquistado a partir da implantação do conselho de segurança do paciente.

Para a coordenadora da Atenção Básica em Saúde Elineusa Gomes Fortuna. A Segurança do Paciente é um dos atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi instituído pelo Ministério da Saúde (M S) mediante a publicação da Portaria n° 529, de 1o de abril de 2013, que tem o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.

Com o PNSP, o Ministério da Saúde busca a participação ativa de profissionais de saúde, pacientes, familiares e acompanhantes na captação de informações sobre qualquer procedimento realizado que tenha provocado dano à saúde do usuário durante a internação/ atendimento.

Por exemplo, queda de paciente da cama, aplicação errada de medicamento, falhas durante a cirurgia,

Falha na identificação do paciente e entre outras. Esses problemas podem causar danos à saúde do paciente e devem ser notificados.

04/09/2019