Notícias

Secretaria de Saúde realiza Ações do Outubro Rosa na ESF Xagú

Na semana anterior foram realizadas nas ESF Rio da Prata, Rio Guarani e na sede do Município

Secretaria de Saúde realiza Ações do Outubro Rosa na ESF Xagú

Na terça feira dia 15 de outubro de 2019, foi a vez de o Assentamento Xagú receber as ações de conscientização contra o câncer de mama e colo do útero, uma vez que na semana anterior foram realizadas nas ESF Rio da Prata, Rio Guarani e na sede do Município com o apoio do Paraná Rosa.

Através da Secretaria de Saúde de Nova Laranjeiras , a equipe da ESF Xagú em conjunto com a equipe NASF-AB promoveram uma tarde motivacional, estimulando o autocuidado e a reflexão sobre o tema. Foi reforçada a importância do diagnóstico precoce através da realização do exame preventivo e autoexame das mamas.

Não é difícil encontrar relatos de pessoas que superaram o câncer porque o diagnóstico chegou a tempo. Outras superaram, mas perderam a mama e aí a luta da autoestima é uma nova batalha a vencer. Pela sua vida, não vale uma vez por mês fazer antes ou depois do banho o autoexame? Ele não é decisivo, mas ajuda a identificar alterações na mama mais rapidamente. Conhecer seu corpo é muito importante e ir ao ginecologista acompanhar anualmente sua saúde é primordial. Ter um tempo para si mesma deve ser constante. A chance de cura quando se descobre no comecinho é de 95%.
Lembrando que o Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.
O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa.
Portanto mulheres de Nova Laranjeiras lembrem-se que:
“Você é um ser humano único em cada detalhe do seu corpo e da sua personalidade, tudo em você é incrivelmente perfeito como deve ser!”
“Não existe limite para o que nós, como mulheres, podemos realizar.”
“Existem mulheres fortes e existem mulheres que ainda não descobriram a sua força.”
“ Encontre a si mesma, SE AME, SE RESPEITE E SE CUIDE.”

 

(Texto Juliana Valério )

17/10/2019