COMUNICADO URGENTÍSSIMO!

PARA: USUÁRIOS DAS UNIDADES DE SAÚDE DE NOVA LARANJEIRAS

COMUNICADO URGENTÍSSIMO!

PARA: USUÁRIOS DAS UNIDADES DE SAÚDE DE NOVA LARANJEIRAS
Por favor, REPASSE a todos os seus contatos e amigos que utilizam UNIDADES DE SAÚDE DE NOVA LARANJEIRAS
Devido ao momento delicado que o Brasil e o mundo estão vivendo por causa do Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Laranjeiras através das decisões tomadas pela comissão de prevenção ao Coronavírus, determinou algumas medidas para maior segurança da população a fim de evitar o contágio do vírus. Algumas das medidas são estas:

SERÃO SUSPENSOS:

1) À partir de 19 de março de 2020 e por TEMPO INDETERMINADO não haverá mais agendamentos de consulta com o médico da unidade, somente serão atendidas consultas de EMERGÊNCIA, passando pela triagem de avaliação da equipe de técnicos de enfermagem e enfermeiro.
2) Estão suspensas por tempo indeterminado consultas de puericultura com o enfermeiro, exames de preventivo e pedidos de mamografia.
3) NÃO haverá coleta de exames laboratoriais por tempo indeterminado, somente haverá coleta de exames de urgência;
4) TODAS as consultas com nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, fonoaudiólogo, psicólogo e todas as atividades de reuniões em grupo (grupo de hipertensos, diabéticos, etc) estão SUSPENSOS por tempo INDETERMINADO;
5) Consultas odontológicas serão atendidas SOMENTE CASOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, os demais atendimentos agendados estão SUSPENSOS por prazo indeterminado

SERÃO MANTIDOS:
1) As primeiras consultas de crianças recém-nascidas serão mantidas mediante agendamento;
2) Consultas médicas e de enfermagem de pré-natal serão mantidas mediante agendamento;
3) As vacinações de rotina ocorrerão normalmente;
4) As farmácias das unidades funcionarão com limitação de entrada nas unidades, lembrar sempre de trazer receita e documento com o nome do paciente da receita médica;
5) As visitas dos agentes de saúde e de endemias ocorrerão EM AMBIENTES ABERTOS E AREJADOS, ou seja, ELES NÃO PODERÃO ENTRAR NAS CASAS, NÃO PODERÃO REALIZAR QUALQUER CONTATO FÍSICO, MANTENDO DISTÂNCIA MÍNIMA DE 2 METROS.

IMPORTANTE!
Pessoas que viajaram para SÃO PAULO OU RIO DE JANEIRO, ou fora do país que estão com sintomas característicos da doença ou tiveram contato com pessoas que estão com suspeita da doença devem ser comunicados imediatamente a unidade básica de saúde de sua área.
Se estiveram em áreas de risco e não apresentarem sintomas devem obrigatoriamente permanecer em isolamento domiciliar por 7 dias.
Evitem ambientes com aglomerações, saiam de suas casas somente se necessário e retornem o mais rápido possível, usem álcool gel nas mãos, façam uma boa lavagem das mãos, evitem colocar as mãos no rosto, na boca, na área dos olhos. Evitem transportes públicos e circular pelo comércio da cidade tendo em vista que estamos em rota de passagem de muitas pessoas, vindas de diversas parte do país e exterior através da BR 277.
Sabemos que tudo isto é um grande transtorno para vocês e para a equipe, mas é necessário visando a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde. Precisamos reduzir AO MÁXIMO a possibilidade de contágio pelo Coronavírus.
Agradecemos e contamos com a compreensão de todos e todas neste momento difícil. Estamos unidos no combate à doença, vamos fazer cada um a sua parte, torcer e rezar/orar a Deus para que esta epidemia seja logo controlada.

Secretaria de Saúde de Nova Laranjeiras.

20/03/2020