Notícias

Secretaria de Saúde de Nova Laranjeiras registra mais dois casos de dengue no Município

Vamos todos juntos combater a DENGUE!!!

Secretaria de Saúde de Nova Laranjeiras registra mais dois casos de dengue no Município.

 

O setor de combate a endemias juntamente com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município de Nova Laranjeiras, confirmou nesta segunda-feira (13), o registro de mais dois casos de dengue em 2020 no município.

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica do Município, o fato se trata de dois casos autóctones (doença que foi adquirida na zona de residência do enfermo) e os pacientes já se encontram bem segundo informações da Vigilância Epidemiológica.

 

Como a Dengue é transmitida?

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.  Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há também registro de transmissão por transfusão sanguínea.

Não há transmissão da mulher grávida para o feto, mas a infecção por dengue pode levar a mãe a abortar ou ter um parto prematuro, além da gestante estar mais exposta para desenvolver o quadro grave da doença, que pode levar à morte. Por isso, é importante combater o mosquito da dengue, fazendo limpeza adequada e não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, pneus ou outros recipientes que possam servir de reprodução do mosquito Aedes Aegypti.

Em populações vulneráveis, como crianças e idosos com mais de 65 anos, o vírus da dengue pode interagir com doenças pré-existentes e levar ao quadro grave ou gerar maiores complicações nas condições clínicas de saúde da pessoa.

 

Como prevenir a dengue?

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas práticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia - quando os mosquitos são mais ativos - proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

 

IMPORTANTE: Manter a higiene dos locais e evitar a água parada é a melhor forma, por isso é fundamental e essencial a participação consciente e diária de toda a população.

Medidas simples podem ser adotadas como: •substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia;

•Deixar a caixas d’água lâmpadas,

•Cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas;

•remover do ambiente todo material que possa acumular água (garrafas pet, latas e pneus).

 

Vamos todos juntos combater a DENGUE!!!

14/04/2020