São J. do Patrocínio é destaque estadual no cenário de aplicação dos recursos públicos

Nova Laranjeiras está entre os cinco primeiros no ranking estadual

Nova laranjeiras está entre os 5 primeiros do estado

O município de São Jorge do Patrocínio está na 1ª posição do Estado do Paraná com o melhor Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), conforme publicação recente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que passou a utilizar este novo instrumento para medir a qualidade dos gastos dos municípios paranaenses, avaliando as políticas e ações públicas dos prefeitos.

O índice geral e os indicadores setoriais de cada município abrangem sete áreas essenciais da administração pública: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança da tecnologia da informação. Conforme o grau de adequação aos critérios avaliados, os municípios recebem notas, divididas em cinco faixas: A: altamente efetiva; B+: muito efetiva; B: efetiva; C+: em fase de adequação; e C: baixo nível de adequação.

O município de São Jorge do Patrocínio foi avaliado com a nota B+ 85,20, que corresponde a muito efetiva. Na área da educação, São Jorge do Patrocínio conquistou a nota 78,00; em saúde, 100,00; planejamento, 82,00; fiscal, 85,00; meio ambiente, 85,00 ; cidade, 87,00 e governança da tecnologia da informação, 67,00.

Conforme o TCE, o objetivo do IEGM é mensurar a qualidade dos gastos municipais, avaliar sua eficácia e auxiliar o planejamento de políticas públicas, além de oferecer ao cidadão um importante instrumento de controle social. O levantamento possibilita aos gestores, por exemplo, comparar o desempenho do seu município com outros similares. Isso contribui para identificar boas práticas e melhorar o desempenho da administração pública municipal.

“Parabéns a todos servidores e a equipe da administração que tem feito um trabalho com responsabilidade e transparência, fazendo com que os recursos sejam investidos de forma correta em benefício de toda população”, comenta o prefeito José Carlos Baraldi.

Você pode conferir os índices de cada um dos 399 municípios do Paraná no mapa digital na internet no seguinte endereço:

Confira aqui o ranking das dez cidades melhores colocadas:

1º São Jorge do Patrocínio: B+ : 85,20
2º Maripá: B+: 83,90