Nova Laranjeiras é o quinto Município destaque estadual no cenário de aplicação dos recursos públicos

Motivo de Comemoração para a População Novalaranjeirense

O Municipio de Nova Laranjeiras está classificada em quinto lugar no ranking do Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), conforme publicação recente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que passou a utilizar este novo instrumento para medir a qualidade dos gastos dos municípios paranaenses, avaliando as políticas e ações públicas dos prefeitos (Exercício 2018).

Conforme o Tribunal de Contas do Estado do Paraná , o índice geral e os indicadores setoriais de cada município abrangem sete áreas essenciais da administração pública:
1 – Educação
2 – Saúde
3 – Planejamento
4 - Gestão fiscal
5 -Meio Ambiente
6 -Cidades protegidas
7 -Governança da tecnologia da informação.

Conforme o grau de adequação aos critérios avaliados, os municípios recebem notas, divididas em cinco faixas:
A: altamente efetiva .
B+: muito efetiva .
B: efetiva .
C+: em fase de adequação .
C: baixo nível de adequação.

O Municipio de Nova Laranjeiras foi avaliado com a nota B+ 82,55, que corresponde a muito efetiva.

Na tabela abaixo está descrito a nota por área  .
69,00 - Educação
87,00 - Saúde,
99,00 - Planejamento,
97,00 - Fiscal,
47,00 - Meio ambiente,
83,00 - Cidade,
66,00 – Governança e Tecnologia da informação

Conforme o TCE, o objetivo do IEGM é mensurar a qualidade dos gastos municipais, avaliar sua eficácia e auxiliar o planejamento de políticas públicas, além de oferecer ao cidadão um importante instrumento de controle social.
O levantamento possibilita aos gestores, por exemplo, comparar o desempenho do seu município com outros similares.
Isso contribui para identificar boas práticas e melhorar o desempenho da administração pública municipal.

Você pode conferir os índices de cada um dos 399 municípios do Paraná no mapa digital na internet no seguinte endereço:

ou

Confira aqui o ranking das dez cidades melhores colocadas:

1º São Jorge do Patrocínio: B+ : 85,20
2º Maripá: B+: 83,90