Notícias

COMUNICADO DE RISCO 01/2022

Leia atentamente

A comunicação de risco tem como objetivo apoiar na divulgação rápida e eficaz de conhecimento às populações, parceiros e partes intervenientes possibilitando o acesso às informações fidedignas que possam apoiar nos diálogos para tomada de medidas de proteção e controle em situações de emergência em saúde pública.

 

COMUNICAÇÃO DE RISCO “SURTO DE INFLUENZA A subtipo (H3N2).” 

 

Descrição do evento:

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Laranjeiras vem através desta, informar que a Reserva Indígena Rio das Cobras está em SURTO de doença pela INFLUENZA A subtipo (H3N2). Segundo dados da Vigilância Epidemiológica e da equipe de saúde indígena do município, entre os dias 03 e 13 de janeiro/2022, 81 pacientes indígenas apresentaram quadro de Síndrome Gripal (SG). Todos os casos foram testados para COVID-19, sendo que até o momento, 2 casos foram confirmados para COVID-19, 69 casos foram descartados e 10 aguardam resultado laboratorial.

Desses 81 pacientes, 13 pacientes realizaram pesquisa para Influenza, onde foi detectado 8 casos de INFLUENZA A subtipo (H3N2), 1 caso foi descartado e 4 aguardam resultado. Os casos que não foram submetidos à pesquisa de Influenza e resultaram negativo para COVID-19 serão classificados, por vínculo-epidemiológico, como INFLUENZA A subtipo (H3N2).

Ações adotadas:

 Busca ativa de casos suspeitos, através de visitas domiciliares.

? Orientação a todos os indígenas, que estiveram em viagem recente, a manter isolamento mínimo de 10 dias.

? Monitoramento do casos de Síndrome Gripal pela equipe multidisciplinar de saúde indígena, enfatizando a necessidade de manterem o isolamento domiciliar.

? Execução de ações que objetivam detectar, investigar, responder e controlar o evento atual, bem como evitar novos casos de infecção por vírus respiratórios.

? Ações preventivas nas comunidades: Educação em Saúde.

 

RECOMENDAÇÕES PARA A TODA POPULAÇÃO: Intensificar as medidas que evitam a transmissão dos vírus respiratórios:

 

? Vacinação anual contra a influenza, uma vez que a vacina é a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença;

? Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento. No caso de não haver disponibilidade de água e sabão, usar álcool gel a 70%;

? Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

? Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

? Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

? Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

? Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

? Manter os ambientes bem ventilados;

? Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de Síndrome Gripal;

? Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;

? Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

? Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;

? Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola etc.) até 24 horas após cessar os sintomas.

? Buscar atendimento médico em caso de sinais e sintomas compatíveis com a doença, tais com: aparecimento súbito de: calafrios, mal-estar, cefaleia, mialgia, dor de garganta, artralgia, prostração, rinorreia e tosse seca. Podem ainda estar presentes: diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e hiperemia conjuntival.

14/01/2022

Mais Fotos