Escolas de Nova Laranjeiras desenvolvem projetos sobre arvores e horta orgânica

Escolas de Nova Laranjeiras desenvolvem projetos sobre arvores e horta orgânica

Nesta semana a Escola Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza  , do Rio da Prata realizou um trabalho de conscientização dos alunos . A Professora Soraia Cristiane trabalhou o projeto com o título: A falta que as arvores fazem , É fundamental que as árvores sejam preservadas e que campanhas de reflorestamento e educação ambiental sejam incentivadas. Proteger o meio ambiente é papel de toda a sociedade e é fundamental que cada um faça sua parte para que as próximas gerações consigam viver em um planeta tão bonito quanto temos hoje. A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico.

Na escola Municipal do Campo Dom Manoel Koenner , na Comunidade do Paiquerê , a Professora Maria Ivonete , realizou o trabalho de criação da horta orgânica .
A horta serve como objeto de estudo interdisciplinar. Os estudantes discutem temas como alimentação, nutrição e ecologia que aliados ao trato com a terra e plantas, geram situações de aprendizagem reais e diversificadas. Assim, os educadores devem dar o máximo de responsabilidades às crianças, inserindo-os nas discussões sobre o rumo do projeto e cuidados com as plantas.

Entre os benefícios alcançados com o projeto horta escolar, se destacam a produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica, a influência nas escolhas alimentares das crianças, além de apresentar na prática as conseqüências que ações do homem têm em relação ao meio ambiente.

Ainda na segunda feira 15 de julho foi realizado uma visita ao parque das araucárias e ao viveiro estadual do IAP em Guarapuava
 Onde os alunos puderam aprender mais e conhecer melhor sobre a importância da natureza e reflorestamento.

17/07/2019