As inscrições para o processo seletivo diferenciado para o curso de Pedagogia Indígena estão abertas e podem ser feitas até o dia 03 de maio.
O curso é ofertado na modalidade licenciatura voltado a integrantes de comunidades indígenas do Paraná. Ao todo, são ofertadas 60 vagas, divididas por etnia. “25 para indígenas Guarani e 35 para indígenas Kaingang”, pontua acoordenadora de processos seletivos da Unicentro, Maria Aparecida Mores.
Entre as condições para concorrer a uma das vagas, está a apresentação dos documentos pessoais e uma carta assinada pelo cacique da comunidade, afirmando que o candidato é indígena. Além desses, Maria lembra outros requisitos que devem ser obedecidos pelos candidatos. “Os candidatos indígenas devem ter concluído o Ensino Médio, não possuir curso superior e ser integrante de comunidade indígena do Paraná”.
A prova será aplicada no dia 21 de maio, no Colégio Estadual Indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras. A avaliação será uma prova de redação em língua portuguesa, com duas possíveis temáticas a serem desenvolvidas pelo candidato. “O candidato deve escolher uma das duas opções e realizar a escrita de uma redação. Essa redação será avaliada pelo título, pelo tema, pela coerência e coesão, pelo emprego das normas padrões da língua portuguesa e pela tipologia textual”, conta a vice-coordenadora do curso, professora Vanessa Toledo. O curso está em sua terceira oferta e conta, atualmente, com 27 alunos matriculados.
(Texto e informações: UNICENTRO)
26/04/2023