Equipe da Secretaria de Educação participa de projeto relacionado ao Agrinho 2017
Na manhã desta sexta feira 04 agosto de 17, estiveram presentes na Escola Municipal Osvaldino Alves da Silva, localizada na comunidade de Rio Guarani, a Nutricionista, Psicóloga e Coordenadora Educacional da Secretaria Municipal de Educação, a pedido da professora Silvia Regiane Vorgenes, a qual está desenvolvendo um brilhante Projeto relacionado ao Programa AGRINHO.
Projeto este que esta sendo desenvolvido com os alunos do 1° ano Experiência Pedagógica, com o tema: Cultura Alimentar e Alimentação Saudável.
Com o objetivo principal de abordar e discutir os assuntos relacionados à alimentação de qualidade, despertando nas crianças a importância de adotar hábitos alimentares saudáveis, estabelecendo ainda um comparativo com os alimentos provenientes de sua cultura de acordo com nossa regionalidade.
Em uma de suas falas a professora Silvia relata que “O AGRINHO é um programa de grande relevância social, e muito tem contribuído para o desenvolvimento dos alunos, estabelecendo parcerias entre a escola e a comunidade. O material explora o tema de forma clara e sucinta, que unido à prática, torna o conhecimento muito mais proveitoso e prazeroso”, envolvendo a comunidade e multi profissionais nesse processo.
Na oportunidade estiveram presentes os pais dos alunos, professores, direção, equipe pedagógica da escola. Contamos ainda com a visita dos vereadores Robson Camargo e Antônio Meurer que esteve presente na condição de pai de aluno, onde prestigiaram a palestra dada pela nutricionista Juceli Carmen Brugnerotto Balbinoti, onde abordou um pouco sobre os pratos típicos consumidas pela comunidade suas origem e a importância de manter as raízes culturais equilibrando com uma alimentação saudável, juntamente com as crianças e os pais foi realizado uma oficina com a produção e degustação de sucos naturais, lanches saudáveis, pratos típicos, e realizado avalição nutricional das crianças envolvidas no programa bem como orientados sobre consumo alimentar. Enfatizou ainda a importância que este tema abordado no programa AGRINHO tem para os escolares, tendo vista que no município o numero de escolares com excesso de peso triplicou nos últimos nove anos e que trabalhos como estes são ações relevantes para minimizar este problema de saúde publica que vem acometendo com maior frequência este publico, e criança saudável e sinônimo de adulto saudável e comunidade saudável.
04/08/2017