Notícias

Secretaria de Agropecuária desenvolve trabalho de plantio e incentivo a produção de Mandioca em Comunidades da Reserva Indígena

Secretaria de Agropecuária desenvolve trabalho de plantio e incentivo a produção de Mandioca em Comunidades da Reserva Indígena

Uma semana após estudos e conversas com o Cacique Ângelo e o Vice Cacique Adão da Aldeia Indígena Rio das Cobras. faoi chegado a um consenso para escolha de um local mais apropriado para o plantio e cultivo de mandioca, nesta quarta-feira 18 de outubro 2017.
A Administração Municipal atraves do Secretario de Agropecuária do Município de Nova Laranjeiras, Victor Luiz Zago, acompanhado pelo responsável pelas patrulhas Agrícolas do Município Jeverson Blachack, estiveram na Comunidade do Trevo. Comunidade que está localizada na Reserva Indígena Rio das Cobras, local onde foi dado inicio no preparo da terra para posteriormente ser feito o trabalho de plantio de mandioca.
Sendo acompanhados por aproximadamente 20 integrantes da comunidade Indígena liderados por Dirceu Matias, que com a orientação do Secretário Victor e Jeverson Blachack, foi dado inicio aos trabalhos de preparação do solo e plantio, pois os participantes fazem parte de uma equipe escolhida por lideranças, para desenvolver os trabalhos na aldeia.
Para o Secretario Victor Luiz Zago, este trabalho será realizado em todas as Comunidades dentro da reserva indígena, garantindo assim a produção para consumo e possível venda do produto, melhorando o modo de sobrevivência da comunidade indígena em geral, pois se todos tiverem interesse no cultivo da planta, toda a comunidade sai ganhando, com a garantia de que as famílias que participarem do projeto terão toda a assistência da Secretaria da Agricultura do Município, no manejo do solo, plantio, cultivo e colheita do produto.
Somente neste primeiro trabalho foram plantados aproximadamente 4 mil pés de Mandioca, sendo que este primeiro plantio foi em uma comunidade, e em breve o mesmo trabalho será levado para outras comunidades da Reserva Indígena.   

18/10/2017