Com o tema “Alimentação saudável é coisa seria” Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde Promovem Ações nas Escolas
O estado nutricional é determinado pela relação entre a necessidade nutricional do indivíduo e o consumo alimentar.
A obesidade tem relação com a ingestão alimentar excedente a necessidade fisiológica, e este estado nutricional apresenta associação com problemas de saúde por se constituir como fator de risco para outras doenças crônicas como diabetes e hipertensão, que vem se destacando cada vez mais na infância (CONSTANTINO, et. al., 2016 e RODRIGUES, et al. 2016).
O ganho de peso da criança pode ser acompanhado de agravos à saúde que podem apresentar distúrbios como do crescimento, endócrinos metabólicas, respiratórias, cardiovasculares, psicossociais, e até mesmo mortalidade (MELLO, et al. 2004, e CONSTANTINO, et. al., 2016).
Uma alimentação adequada assegura o crescimento e o desenvolvimento fisiológico, manutenção da saúde e do bem-estar do indivíduo.
Quando se trata de crianças, uma dieta equilibrada tem grande importância, porque elas se encontram em fase de crescimento, desenvolvimento e formação da personalidade e de seus hábitos alimentares (ALVES e ALBIERO, 2007).
Sendo estes formados através de influencias como fator genético, educação recebida, e informações que a sociedade passa.
E em cada fase da vida estes hábitos se tornam cada vez mais fortes sejam eles por uma alimentação saudável ou não (CTENAS, 1999; VITOLO, 2002; GARCIA, et al. 2014).
Pensando nesta relação do estado nutricional com desenvolvimento de doenças crônicas e ao consumo inadequado de nutrientes, a Administração Municipal através das secretarias de educação e saúde do Município de nova laranjeiras estiveram desenvolvendo ações na rede de ensino municipal de nova laranjeiras, POIS OS DADOS REFERENTES AO ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO SÃO PREOCUPANTES, ONDE EM UM COMPARATIVO DOS ÚLTIMOS NOVE ANOS O EXCESSO DE PESO PRATICAMENTE TRIPLICOU.
Desta forma aproveitando o dia internacional da alimentação saudável, iniciou-se o projeto alimentação saudável nas escolas e nos dois CMEIs do Município, onde os professores e equipes pedagógicas das escolas desenvolveram atividades referentes à alimentação saudável, assim incentivando as crianças a escolherem melhor seus alimentos, e entendendo a importância de uma boa alimentação para ter uma vida de qualidade.
A Ação também contou com palestras realizadas pela Nutricionista Juceli Carmen Brugnerotto Balbinoti e a equipe do NASF composta pela Nutricionista Andressa Petró, a Fisioterapeuta Juliana Valério, a Psicóloga Sara Angélica Stuber, e também teve contribuição da equipe pedagógica da secretaria de educação, a palestra realizada com as crianças foi elaborada pela equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação, pois, o tema trabalhado foi ROTINA, sendo que o conhecimento e a experiência destes profissionais são de suma importância para contribuir com um estilo de vida e um desenvolvimento saudável a estas crianças, e para finalizar aconteceu na segunda feira de 23 de outubro uma palestra sobre o mesmo assunto voltado aos pais, pois estes são os que mais zelam pela saúde de seus filhos.
E aproveitando o momento foi aberto um espaço ao enfermeiro Eriton Antônio Alves do departamento de epidemiologia de nova laranjeiras que Ministrou uma breve palestra sobre envenenamento infantil.
Após as palestras e conhecendo os dados de estado nutricional do município, os Pais se mostraram agradecidos pela mobilização das secretarias em querer contribuir na qualidade de vida das crianças do município.
25/10/2017