Município realiza ações em Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Apresentações aconteceram nas escolas municipais.

18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.
O município de Nova Laranjeiras visando realizar as ações de enfrentamento a essa forma de violência estabeleceu a Lei nº 941 de 27 de maio de 2013 que institui a Semana de Combate a Violência da Criança e Adolescente na jurisdição do município, nesse sentido a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) vêm realizando durante todo o mês de maio atividades voltadas ao tema. Estão sendo realizadas palestras lúdicas nas escolas municipais, bem como serão realizadas atividades nas escolas estaduais, as quais visam reforçar a importância da denúncia dos casos de violência sexual e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não tem a percepção do que é o abuso sexual.
Podemos e devemos fazer nossa parte quando, havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móvel. Em nosso município podemos entrar em contato com o Conselho Tutelar, pelos telefones (42)3637-1286 ou (42) 99919-0109. Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes.

19/05/2022