Notícias

Nova Laranjeiras encerra Setembro Amarelo com diversas atividades realizadas

Durante todo o mês de setembro diversas atividades foram realizadas, confira na matéria:

A Campanha de Prevenção ao Suicídio denominada como Setembro Amarelo, contou com várias atividades em Nova Laranjeiras.

Durante o mês especial de combate ao suicídio as secretarias municipais da Saúde, Assistências Social, CRAS e Educação se uniram para realizar ações. Dentre as atividades realizadas aconteceram rodas de conversa com gestantes, idosos, atividades de dança, confecção de murais na saúde, educação e assistência social, palestras nas escolas com Psicólogos, panfletagem e exposições de materiais que retratam os sintomas da Depressão, evidenciando situações de quando a pessoa está prestes a cometer ato extremo contra sua própria vida.

Dados sobre o suicídio

O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios. 

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades. 

As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).

Mundialmente, a taxa de suicídio está diminuindo, com a taxa global diminuindo de 36%, diminuições variando de 17% na região do Mediterrâneo Oriental a 47% na região europeia e 49% no Pacífico Ocidental. Mas na Região das Américas, as taxas aumentaram 17% no mesmo período entre 2000 e 2019. 

Embora alguns países tenham colocado a prevenção do suicídio no topo de suas agendas, muitos permanecem não comprometidos. Atualmente, apenas 38 países são conhecidos por terem uma estratégia nacional de prevenção do suicídio que é o caso do Brasil, que tem a maior campanha de combate ao suicídio que acontece em setembro. 

Faça parte dessa campanha

Durante todo o ano precisamos ficar atendo aos sinais que são emitidos por aqueles que podem estar sofrendo algum mal e estarem pensando em atentarem contra a própria vida. Seja você um ponto de luz em tempos de escuridão, o Setembro Amarelo se estende durante todo o ano quando nos preocupamos e cuidamos das pessoas ao nosso redor. 

03/10/2022

Mais Fotos