Maio é o mês da enfermagem

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde prepararam um evento de agradecimento aos nossos profissionais

Maio é o mês que se comemora a SEMANA DA ENFERMAGEM, momento oportuno para discutir sobre, e agradecer a equipe. No Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. (COREN).

No dia 20 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem. Atualmente, o Brasil conta com 1.440.536 Técnicos e 433.536 Auxiliares de Enfermagem. Juntos, somam 1,8 milhão de profissionais que representam mais de 80% da força de trabalho da Enfermagem (COFEN).

Hoje o município de Nova Laranjeiras conta 7 enfermeiros concursados e 03 prestadores de serviços. E 11 técnicos de enfermagem, 02 auxiliares de enfermagem concursados. Que trabalham em todas as unidades de saúde.

Diante disso, na data de  24 maio foi realizado no espaço do boliche do Clube Sorela, uma palestra com as enfermeiras fiscais do COREN (Conselho Regional de Enfermagem) onde as participantes puderam tirar suas dúvidas, além de um momento especial de agradecimento preparado com muito carinho.

Tema da palestra:  Organização do conselho, números de inscritos, a função, Lei do exercício profissional, atribuições das categorias, ética, sigilo entre outros assuntos.

Depois da palestra, foi transmitido um vídeo dos médicos agradecendo o trabalho da enfermagem no município. Enfermeiros, técnicos e auxiliares são figuras muito representativas na saúde, não tem com trabalhar sem esses profissionais.

Profissionais envolvidos: Sabrina Sanardis: Enfermeira Fiscal de Cascavel Pr , Agnes Pinto: Enfermeira Fiscal de Cascavel Pr , Sonia Martins – Coordenadora de atenção Primária, e Vanessa Pelegrino : Técnica de Enfermagem,  Secretária Municipal de Saúde Juceli C. Balbinott.

Apoio: Governo Municipal e Secretaria Municipal de Saúde

26/05/2023